CETESB
Investigação Preliminar
A investigação preliminar é a primeira fase da investigação e tem como finalidade verificar a provável ocorrência de substâncias contaminantes em uma área.Para tanto são efetuadas as seguintes etapas:
Levantamento de documentação da área (na empresa ou na CETESB);
Levantamento do histórico de ocupação da área com as atividades desenvolvidas na atualidade e anteriormente;
Análise de fotos aéreas temporais a fim de verificar o uso e ocupação do solo durante diversos anos;
Levantamento de informações através de inspeções no local para verificar possíveis fontes de contaminação;
Coleta de informações através de entrevistas com empregados e moradores do entorno;
Preenchimento da Ficha Cadastral de Áreas Contaminadas;
Elaboração do Modelo Conceitual
Investigação Confirmatória
A investigação confirmatória é a segunda fase do estudo e tem como objetivo confirmar ou não a existência de contaminação em uma área e/ou região. Para isso, são realizados os seguintes trabalhos: Coleta de dados existentes: documentos, históricos, entrevistas, etc.;
Elaboração de Plano de Investigação;
Coleta de amostras de água e solo e envio para análise laboratorial;
Interpretação dos resultados;
Elaboração do relatório de investigação confirmatória.
Dentro da investigação confirmatória, o plano de investigação é executado com base no modelo conceitual que foi elaborado na fase anterior – investigação preliminar. Este plano detalha e justifica tecnicamente os métodos escolhidos, como
por exemplo, sondagem geofísica, perfuração de poços de monitoramento para amostragem de água subterrânea, sondagem a trado para coleta de solo, etc.
Na investigação confirmatória, as amostras de solo e de água devem ser coletadas em pontos estratégicos, preferencialmente próximos às fontes de contaminação (anteriores ou recentes) e/ou aos pontos que a sondagem geofísica indicar, seguindo o fluxo subterrâneo.
Investigação Detalhada
A partir da confirmação de que uma área é contaminada, é necessário definir, a critério do órgão ambiental, que medidas que deverão ser adotadas, para resguardar de imediato os possíveis receptores de risco identificados no entorno da área edelimitar as áreas onde foi identificada a contaminação. Geralmente ocorre mais de uma etapa de investigação até que se delimite a pluma de contaminação.
O foco da investigação detalhada é definir as características da pluma de contaminação, assim como seus limites e taxa de propagação. Para isso são realizados os seguintes trabalhos:
Avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação e dos meios afetados;
Determinar as dimensões das áreas, volumes afetados, tipos de contaminantes presentes, bem como suas concentrações;
Gerar relatório de investigação detalhada apontando medidas e recomendações a serem adotadas.
Monitoramento de Água Subterrânea
O sistema de monitoramento tem o papel de acusar a influência de uma determinada fonte de poluição na qualidade da água subterrânea. As amostragens são efetuadas num conjunto de poços distribuídos estrategicamente, nas proximidades da área de disposição do resíduo (oferecendo subsídios para o diagnóstico da situação). A localização estratégica e a construção racional dos poços de monitoramento, aliadas a métodos eficientes de coleta, acondicionamento e análise de amostras, permitem resultados bastante precisos sobre a influência do método de disposição dos resíduos, na qualidade da água subterrânea.Remediação
Consiste na implementação de medidas que resultem na recuperação da área de modo a atingir os objetivos aprovados a partir do projeto de remediação. Podem ser aplicadas técnicas de remoção, oxidação, contenção geotécnica ou ainda medidas de engenharia visando a eliminação do risco.Os trabalhos são conduzidos de acordo com as especificações constantes do projeto detalhado e do plano de operação, manutenção e monitoramento. Qualquer alteração expressiva deverá ser devidamente comunicada aos órgãos ambientais.
Um processo de remediação será considerado finalizado quando o monitoramento indicar que a remediação atingiu os objetivos finais acordados com o órgão ambiental. Nesta situação, o sistema de tratamento poderá ser desligado e/ou finalizado.
Laudo de Estudo de Cava
O Laudo de Estudo de cava tem como objetivo a avaliação ambiental do subsolo da área, durante o processo de remoção e/ou desmobilização de tanques subterrâneos ou aéreos existentes no empreendimento, para avaliar as condições do subsolo no entorno dos tanques de armazenamento.A Avaliação do solo é feita através de mediação de gases voláteis presentes no solo durante a remoção dos tanques com o auxilio de equipamentos de mediação como o Gastech, e a coleta e análise laboratorial de amostra de solo para avaliação analítica e emissão de relatório técnico conclusivo.